sexta-feira, 27 de novembro de 2009

10.06 - OS MEUS AMIGOS * José Arrabal

Devo ao meu querido Amigo Vanderley Caixe ter, doravante, outro Amigo — José Arrabal, que me dá a honra de republicar neste espaço que detenho o seu importante trabalho A Poesia do XX ao XXI.

Quem é José Arrabal?

 JOSÉ ARRABAL é professor universitário, jornalista, escritor, tradutor, ensaísta, conferencista, poeta, autor de contos, novelas e romances. Lecionou por muito anos na PUC de São Paulo, na Universidade Metodista, na UNIP e na FAAP, ministrando aulas, conferências e oficinas de criação nas áreas de Letras e Comunicação Social. Jornalista, trabalhou em revistas, jornais e agências de notícias do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde exerceu atividades de redator, articulista e editor de Assuntos Internacionais, Crítico de Literatura e de Teatro, editor de Cultura e correspondente estrangeiro em países da América Latina. Traduziu obras literárias, coordenou coleções, analisou e preparou originais para muitas empresas editoriais paulistas. É autor de livros de ficção para crianças, jovens e adultos, assim como de ensaios, biografias, peças de teatro, poemas e roteiros para cd-rom, com cerca de 40 títulos publicados por editoras de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Entre suas obras, sobressaem “O Nacional e o Popular Na Cultura Brasileira – Teatro” (Editora Brasiliense), “A Princesa Raga-Si”, “O Livro das Origens”, “Lendas Brasileiras, Vol 1/Vol. 2” e “Histórias do Brasil”, “Cacuí, O Curumim Encantado” (Editora Paulinas), “As Aventuras de El Cid Campeador” (Editora Paulus), “A Ira do Curupira” (Editora Mercuryo Jovem), “O Noviço”, “Demeter, A Senhora dos Trigais, “O Monstro e a Mata” e “O Nariz do Vladimir” (Editora FTD), “Arai, Pele de Tigre” (Editora do Brasil), “Candido” (Editora Scipione), “A Estrela de Rabo” e “Waldemar, O Rei do Mar” (Editora Nova Didática), “Histórias do Japão” (Editora Peirópolis) e “Anos 70 – Ainda Sob a Tempestade” (Aeroplano Editora). Com o livro “A Princesa Raga-Si” (Editora Paulinas/1985), recebeu o prêmio de Melhor Autor do Ano, na categoria de Literatura para Crianças, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Por duas vezes foi indicado para o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Na recente Bienal do Livro/2005, no Rio de Janeiro, seu livro HISTÓRIAS DO JAPÃO foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Natural de Mimoso do Sul, Espírito Santo, vive há 30 anos em São Paulo.
.
Até sempre!
José-Augusto de Carvalho
Viana do Alentejo * Évora * Portugal
Migrando para este novo espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta e reclamo das demais idêntica postura. E porque assim é, não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta postura.
Até sempre!
José-Augusto de Carvalho