sexta-feira, 27 de novembro de 2009

10.07 - OS MEUS AMIGOS * Ivan Carvalho de Siqueira

QUEM É VOCÊ, IVAN?

Uma biografia não deveria nunca ser escrita por outra pessoa, toda biografia deveria ser uma auto-biografia. A razão, é que só você erra quando escreve sobre você, os biógrafos sempre acertam, mas escrever sobre mim é a única oportunidade que me é dada de me conhecer! Vi isto, agora, neste instante, quando sento ao computador para dizer, afinal, quem é você, Ivan?
Nasci no Brasil, na cidade de Macaé. É uma cidade de geografia privilegiada, fica entre o mar e a montanha, e tem um rio que corta a cidade e deságua no mar. Eu sou o resultado disto, nasci em frente ao rio desaguando no mar, e estou desaguando até hoje! Infância de jogar bola de gude, caçar passarinhos e pescar siri na lagoa. Todas as manhãs, na ida para a escola, com sete anos de idade, passava em frente a uma igreja católica, e pedia à benção ao padre. Acho que fui mesmo abençoado, cresci, me casei, e recebi da vida dois filhos a quem amo desesperadamente! Como foi bom ter encontrado com aquele padre! Aos quatorze anos de idade, fui a uma festa de aniversário, e lá conheci uma garota, e começamos a namorar ali. As visitas da festa se dividiam por entre os cômodos da casa, e eu e a garota ficamos em um quarto, juntos com várias outras pessoas, e, num canto entre um armário e a parede, meio escondidinhos, beijei a boca de uma mulher pela primeira vez na vida. Tudo indica que gostei! Nunca mais parei de beijar! Aos treze anos de idade, me iniciei na guitarra elétrica, formei uma banda de rock. Aos quinze anos, toquei em um canal de televisão. Aos dezoito anos servi à pátria, fui para as forças armadas, e lá eu tive duas funções distintas, fazia os cálculos matemáticos de balística e tinha uma banda de rock formada com outros soldados, animava as festas na caserna, uma espécie de Elvis Presley!(risos) Cumpri minha obrigação militar, e, aí, vieram os estudos. Estudei Ciências Econômicas, e trabalhei como economista em empresas públicas e privadas. Sou um economista filiado ao pensamento clássico reformador, isto inclui uma macroeconomia que utilize elementos conceituais do pensamento marxista , mas aplicados tecnicamente a uma dinâmica macroeconômica pós-marxista, de linhagem kaleckiana e até keynesiana reformadora. Não fazer confusão com neokeynesianismo, e, muito menos, com keynesianismo puro, essas correntes, não têm olhos ao social, à distribuição de renda igualitária, não servem como modelo para uma vida justa! Como trabalhador, estive no governo na área de previdência social, fui analista financeiro em empresas privadas, analista de investimentos e negócios empresariais. Hoje, desenvolvo softwares para economistas e empresas, usando a linguagem de programação Java, e dou treinamento profissional nesta área. Quando olho para essa vida aí atrás, sinto falta de falar do que mais fiz em toda a minha vida: tocar o violão. Esse instrumento me acompanha desde os treze anos de idade, nunca mais nos separamos. Gosto de tocar música clássica, samba, bossa nova, e, ao violão, componho minhas canções, e, se desejo me emocionar de verdade, fazer com que a alma se eleve para além do céu, sento na minha varanda, de frente para o mar, e canto uma canção que embalou minha infância, a “Casa Portuguêsa”, e, aí, não sei por que, sempre choro.
Ivan Carvalho de Siqueira
Macaé, 3 de maio de 2006.
RJ - Brasil

Migrando para este novo espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta e reclamo das demais idêntica postura. E porque assim é, não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta postura.
Até sempre!
José-Augusto de Carvalho