sexta-feira, 27 de novembro de 2009

05 - ESTA LIRA DE MIM!... * Meu dia de natal


Meu dia de natal, memória indefinida
de um tempo que passou, definitivamente.
Há tantos anos foi! E nem guardei na mente
aquele meu momento acontecendo vida…

De quem me acarinhou em sonho de promessa,
p’ra sempre a dor da perda, em mim, chorada vive.
Memória do que fui! Apenas sobrevive
o neutro Tempo, em sua inexorável pressa…

Meu dia de natal! O mês de Julho ardia!
Em tempo de nascer, morria-se em Espanha!
Granada está de luto. Em lágrimas se banha.
Mataron Federico-Embrujo y Poesía!

É meio-dia! A luz, esplêndida, encandeia!
Vestida de brancura e letargia, a vila,
à sombra do temor da delação, vacila
nos versos da canção-recusa que semeia…

O verbo clandestino assombra o povo triste.
Dali, de Badajoz, os ventos do martírio
apagam num altar pagão o livre círio…
e nada mais que dor na mártir terra existe!

É meio-dia! A vida aconteceu! Bem-vindo!
Em horas de aflição, eu vim para render
eu outro que morreu e prosseguir e ser
mais um dos que amanhã p’la vida irão caindo!

José-Augusto de Carvalho
5 de Junho de 2006.
Viana*Évora*Portugal

***
Federico García Lorca nasceu em 5 de Junho de 1898, em Fuente Vaqueros, aldeia próxima de Granada. O poeta já fora procurado em sua casa pelas autoridades nacionalistas que impunham o terror em Granada. Foi preso pelos franquistas na tarde de 16 de Agosto de 1936 e fuzilado na madrugada de 18 seguinte, num campo dos arredores de Granada. O seu corpo nunca foi encontrado.
(Do prólogo de José Bento à Antologia Poética de Lorca publicada pela Relógio D’Água.)
Migrando para este novo espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta e reclamo das demais idêntica postura. E porque assim é, não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta postura.
Até sempre!
José-Augusto de Carvalho