sábado, 8 de janeiro de 2011

05 - ESTA LIRA DE MIM!... * Censura

Casimiro de Abreu
Capivary, 4 de janeiro de 1839.
Nova Friburgo, 18 de outubro de 1860.
*
Se eu tenho de morrer na flor dos anos,
meu Deus, não seja já!

***
Censura
*
Senhor, não me deixaste
morrer na flor dos anos...
...e assim me condenaste
à sanha dos tiranos!
/
Os ombros me vergaste
com o peso dos danos...
...e assim me abandonaste,
sem fé, aos desenganos!
/
Quando o barro moldaste,
os meus sonhos criaste
divinos e profanos.
/
Uniste a flor à haste
que depois desfolhaste
com a ira dos humanos.
*
José-Augusto de Carvalho
(In «vivo e desnudo», Editorial Escritor, Lisboa, 1996)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta e reclamo das demais idêntica postura. E porque assim é, não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta postura.
Até sempre!
José-Augusto de Carvalho