segunda-feira, 9 de março de 2015

09 - IN MEMORIAM * Brasil




Eu soube do Brasil na minha meninice,
aqui, no meu torrão de angústias e de esperas.
A minha tia-avó, no sol das primaveras,
buscara longe o sol que vivo lhe sorrisse…

Levou só orfandade e pranto por bagagem,
Que mais, madrasta, a pátria amada lhe negou.
Menina e luto em mar de medo e de coragem,
a pátria prometida um dia desposou.

E tão constante foi, menina, o seu amor,
que, pura, deu à terra amada quanto tinha.
Há quanto tempo foi? Seja o tempo que for!

Há sangue brasileiro ainda igual ao meu,
sofrendo uma saudade ainda igual à minha
de um tempo que no tempo há muito se perdeu



José-Augusto de Carvalho
Março de 2004
Viana*Évora*Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta e reclamo das demais idêntica postura. E porque assim é, não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta postura.
Até sempre!
José-Augusto de Carvalho