terça-feira, 23 de março de 2010

10.04 - OS MEUS AMIGOS * João de Sousa Teixeira

Como cão

Foto de meu cão Apolo, 2008

Como te invejo amigo cão,
o teu sol e mesmo o teu osso;
não a coleira do pescoço;
a condição.

Como te invejo o faro, irmão!
Cheirar até o bafo de deus,
seres tu por mim alguém e eu
o cão.

Como te invejo, meu ciúme é vasto:
o amor que fazes à minha frente,
uivar, ganir como um demente
e casto.

Como te invejo e te gabo,
como os que, não sendo cão,
pedem guloseimas e dão
ao rabo.

Como te invejo o dobrar do sono,
ladrar a quem me apetecer
e, se for preciso, morder
o dono.


João de Sousa Teixeira

2 comentários:

  1. José-Augusto, comecei a ler o teu Blog e estou dorando. Você é muito versátil e sensível, também.

    Beijos

    Luzia

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, prezada Luzia!
    O comentário é-me dirigo por lapso, pois o excelente poema é do Poeta João de Sousa Teixeira.
    Irei dar conhecimento do elogio ao seu destinatário.
    Cumprimentos e até sempre!
    José-Augusto de Carvalho

    ResponderEliminar

Procuro ser uma pessoa honesta e reclamo das demais idêntica postura. E porque assim é, não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta postura.
Até sempre!
José-Augusto de Carvalho