segunda-feira, 17 de novembro de 2014

10.04 - OS MEUS AMIGOS * João de Sousa Teixeira



João de Sousa Teixeira



SONETO A SUL 



Espreita-me o sul de qualquer lado;

nem tanto o norte, meu vizinho.

Terão os cardeais de mim suspeitado

que andando faço caminho?



Como o caminhante de Machado,

preso a norte, de raiz, de terra e luz,

é o sul que me traz acorrentado,

que com apenas vê-lo me seduz.



Errante como o vento enquanto dura,

de Ítaca não esperando mais que sê-lo

para a ter por sítio e sepultura



ou então trincheira, muralha, castelo

de guerreiro encarcerado n’armadura,

cuidando o seu destino ao setestrelo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta e reclamo das demais idêntica postura. E porque assim é, não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta postura.
Até sempre!
José-Augusto de Carvalho